domingo, 13 de janeiro de 2013

ORIGEM DOS CIGANOS

Origem e migrações

Os roma originaram-se de populações do noroeste do subcontinente indiano, das regiões do Punjab e do Rajastão, obrigadas a emigrar em direção ao ocidente, possivelmente em ondas, entre c. 500 e c. 1000 d.C.. Iniciaram a sua migração para a Europa e África do Norte, pelo planalto iraniano, no século XI, por volta de 1050. A saída da Índia provavelmente ocorreu no contexto das invasões do sultão Mahmud de Ghazni (região do atual Afeganistão).[26] Mahmud fez várias incursões no norte da Índia, capturando os povos que ali viviam. Segundo o antropólogo José Pereira Bastos, professor da Universidade Nova de Lisboa, no inverno de 1019 - 1020, o sultão saqueou a cidade sagrada de Kannauj, que era então "uma das mais antigas e letradas da Índia, capturando milhares de pessoas, e vendendo-as em seguida aos persas". Estes, por sua vez, venderam os prisioneiros como escravos na Europa. No Leste Europeu, cerca de 2.300 deles foram para a zona dos principados cristãos ortodoxos da Transilvânia e da Moldávia, onde foram convertidos emescravos do príncipe, dos conventos e dos latifundiários.
Por volta do século XI a língua romani apresenta claros traços de línguas indo-arianas modernas,
Já no século XIV, devido à conquista territorial e política de estados indianos, muitas caravanas rom partiram para a EuropaOriente Médio e Norte da África. É segunda onda migratória, que os roma denominam Aresajipe. Um primeiro grupo tomou rumo oeste e atingiu a Europa através da Grécia; o segundo partiu para o sul, adentrando o Império Bizantino e chegando à SíriaEgito e Palestina.
Na Europa, em razão de clivagens internas e da interação com as várias populações europeias, os roma emergiram como um conjunto de grupos étnicos distintos, dentro de um conjunto maior. Alguns desses grupos foram escravizados nos Bálcãs, no território da atual Romênia, enquanto outros puderam se movimentar, espalhando-se principalmente pelaHungriaÁustria e Boêmia, chegando à Alemanha em 1417. Em 1422 chegam a Bolonha. Em 1428, já havia ciganos na França e na Suíça. Em 1500, surgiram os primeiros ciganos ingleses.
A terceira onda migratória deu-se entre o século XIX e início do século XX, da Europa para as Américas, após a abolição da servidão na Europa Oriental, entre 1856 e 1864. Alguns estudiosos apontam ainda a ocorrência de uma outra grande migração, proveniente da Europa Oriental, desde a queda do Muro de Berlim.
No Brasil se confunde muito principalmente no Nordeste e em outras regiões bandidos e Assassinos se auto denominaram ciganos para viverem a margem da sociedade e principalmente fugindo da policia.
Existem até muitos Estelionatários se passando por ciganos,coisa muito comum nos grandes centros urbanos,fazendo vítimas e escandalizando o povo cigano Legitimamente honesto.
Não é da ìndole do Cigano roubar, enganar e cometer atos assassinos, no entanto o Brasil é o Pais onde o maior números de criminosos se dizem ciganos, uma aberração para os legítimos Ciganos.
Do outro lado a perseguição por parte da sociedade em aceitar a cultura Cigana se deve infelizmente a estes criminosos.








 Os Ciganos são de uma cultura riquissima, mas muito mal compreendida,vamos nos desvincular destes bandidos que usurpam o nome dos ciganos e saber quem os Ciganos Legítimos realmente são de verdade;




Outra realidade dos Ciganos, segundo a tradição os espíritos Ciganos são soberanos,não aceitam trabalhar em conjunto com nenhuma outra linhagem com exceção dos Pretos Velhos,onde tem profunda admiração e respeito,do outro lado onde entram arrumam confusões e intrigas com os médiuns e terreiros por não aceitarem usarem seus nomes equivocamente ou mesmo quando sentem que mediuns que não recebem espirito algum usam seus nomes para dar consultas.
A Magia Wikka e Celta também não se dão com o povo Cigano, eles são superiores em Magias e muito mais antigos e não aceitam este povo sob nenhuma condição.
As duas magias juntas resultam em calaminade e desordem geral na vida do individuo.




SANTA SARAH KALI




Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).
O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua indiana sânscrito, pela sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.
As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus[1].
Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta te-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.
A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.
Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo.
Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.
As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.
Não há nehum cigano que não a respeite,e cigano algum poderá enganar o outro onde dentro de sua casa ou tenda ouver a imagem de Santa Sarah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário